novo (26)

A Câmara de Santos aprovou nesta terça (22), mais um dos diversos projetos que visam conceder homenagens a políticos em épocas próximas às eleições.

Desta vez o beneficiado foi o ex candidato a prefeito de São Vicente e atual deputado estadual Caio França (PSB), que receberá a Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas. O projeto de decreto legislativo é de autoria do suplente de vereador Luiz Felipe Silva Albino, o Lipe Albino, membro do mesmo partido de França, e que substituiu Benedito Furtado (PSB, 6º Mandato) quando este se afastou da Casa Legislativa.

Na última sessão o próprio Furtado pediu apoio aos pares na aprovação. “Eu peço aos vereadores, que assim entenderem, votem favoravelmente ao projeto. Vou posteriormente também me licenciar por pelo menos uns três dias para que ele volte a casa e faça a entrega da medalha ao deputado”, disse Furtado.

Todos os vereadores presentes seguiram o parecer favorável da Comissão de Justiça e aprovaram em discussão única o projeto de decreto legislativo 3.722. Apenas a vereadora Débora Camilo (PSOL, 1 º Mandato) declarou abstenção.
Lipe Albino é arquiteto, tem 31 anos e é o quinto suplente do partido. Teve 664 votos em 2020.

A vereadora Telma de Souza (PT, 4º Mandato) também foi agraciada com a aprovação de um projeto para a concessão da Medalha de Honra Braz Cubas, por iniciativa do vereador Ademir Pestana (5º Mandato, PSDB). A solenidade de entrega está marcada para o dia 29 de setembro.

Lembrando que em junho deste ano, a mesma Câmara aprovou em votação apertada um projeto de resolução (PR 03/2023) que impede homenagens da Câmara a candidatos em anos eleitorais.

Na época mostramos que votaram contra Ademir Quintino (União Brasil, Suplente), Augusto Duarte (PSDB, 2º Mandato), Fábio Duarte (Podemos, 1º Mandato), Zequinha Teixeira (PSD, 3º Mandato), Lincoln Reis (PL, 2º mandato) e Viny Alves (União Brasil, 1º Mandato). Leia aqui

Manter a Câmara como palco para campanha política em pleno ano eleitoral e às custas do dinheiro do contribuinte continua sendo o objetivo de muitos parlamentares.

Desde 2016 a página “Vereadores de Santos, para quem eles trabalham” tem denunciado o uso eleitoral da Câmara por meio de entrega de medalhas, títulos e outros tipos de homenagens a figurões da política. Saiba mais aqui.
VEREADORES DE SANTOS, PARA QUEM ELES TRABALHAM?