maranhao (57)
Na sessão desta terça-feira (10), os vereadores de Santos analisam mais um projeto de marketing politiqueiro. Trata-se do Projeto de Decreto Legislativo (PDL), de autoria do vereador Adilson Jr (PP, 4º Mandato), que concede a Medalha de Honra ao Mérito Brás Cubas (maior honraria concedida pela casa legislativa), ao secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD).

Como tem sido recorrente na Câmara santista em relação a projetos ligados a homenagens, a iniciativa de Adilson Jr certamente será aprovada. E então mais um político terá um evento solene pago com dinheiro do contribuinte de Santos.

Mesma coisa deverá ocorrer com a deputada estadual Solange Freitas (União Brasil). Ela é protagonista de um PDL de mesmo teor, cujo autor é seu companheiro de legenda, o vereador Adriano Piemonte (PSL, 1º Mandato). O trabalho foi apresentado no dia 26 de setembro e está para ser pautado em única discussão nos próximos dias.

Criticamos recentemente vários outros projetos de homenagens que adulam não só políticos que visam concorrer a algum cargo nas eleições municipais de 2024, como também empresários que, sabemos, dão aquela “ajuda financeira” para as campanhas políticas.

Veja nos links:

Matéria 1

Matéria 2

Matéria 3

 

A vereadora Telma de Souza (PT, 4º Mandato) também foi agraciada com a aprovação de um projeto para a concessão da Medalha de Honra Braz Cubas, por iniciativa do vereador Ademir Pestana (5º Mandato, PSDB). A solenidade de entrega ocorreu recentemente.

Lembrando que em junho deste ano, a mesma Câmara aprovou em votação apertada um projeto de resolução (PR 03/2023) que impede homenagens da Câmara a candidatos em anos eleitorais.

Na época mostramos que votaram contra Ademir Quintino (União Brasil, Suplente), Augusto Duarte (PSDB, 2º Mandato), Fábio Duarte (Podemos, 1º Mandato), Zequinha Teixeira (PSD, 3º Mandato), Lincoln Reis (PL, 2º mandato) e Viny Alves (União Brasil, 1º Mandato). Leia aqui 

MEDALHA PARA BOLSONARO?

O caso que maior repercussão negativa tem gerado é o PDL de Fábio Duarte (Podemos, 1º Mandato). Ele também quer conceder ao ex-presidente Jair Bolsonaro a medalha Brás Cubas, com material, solenidade e comes e bebes financiado pelos santistas. A proposta foi apresentada em 28 de setembro último, após receber a assinatura de ⅔ dos vereadores da casa.

Duas semanas antes, o mesmo vereador bolsonarista apresentou uma moção de congratulações à deputada federal Rosana Valle (PL). A justificativa usada foi a de que a parlamentar tornou-se membro do parlamento do Mercosul, dentre os 54 deputados brasileiros que fazem parte dessa composição.

O vereador, integrante da mesma força política da ex-jornalista, seguiu o exemplo de outros vereadores de Santos, que recentemente apresentaram diversos trabalhos para “homenagear” seus colegas de política que precisam de maior projeção neste fim de ano pré-eleitoral.

Em relação às parabenizações destacamos alguns exemplos:

  • Votos de Congratulações ao Partido Republicanos, apresentado pelo vereador Roberto Teixeira, do mesmo partido.
  • Votos de Congratulações ao deputado Marcos Pereira, pela reeleição e a nova missão à frente do Republicanos, apresentado pelo vereador Roberto Teixeira, do mesmo partido.
  • Votos de congratulações ao Governador do Estado de São Paulo (Tarcisio de Freitas, do Republicanos) e ao Secretário Estadual de Segurança Pública (Guilherme Derrite, eleito deputado bolsonarista pelo PL), pelas ações para ampliar a segurança da comunidade escolar, apresentado pelo vereador Fábio Duarte.
  • Votos de congratulações a Rogério Pereira dos Santos (PSDB), prefeito de Santos e pré-candicato à reeleição, pelo Dia do Prefeito. O trabalho foi apresentado por Adriano Piemonte (União Brasil, 1º Mandato).
  • Votos de congratulações ao deputado federal e ex-prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, eleito presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. Trabalho foi apresentado pelo vereador Adilson Jr., líder do governo de Rogério Santos, candidato de Paulo Alexandre a permanecer no Palácio José Bonifácio.
  • Votos de congratulações ao deputado federal e ex-prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, por presidir a Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos. Trabalho foi apresentado pelo vereador Zequinha Teixeira (Progressistas, 3º Mandato), que compõe a base de apoio do Governo na Câmara.
  • Votos de Congratulações aos parlamentares Audrey Kleys e Paulo Miyasiro, que passaram a integrar a União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs). Trabalho foi apresentado pelo vereador Ademir Pestana (PSDB, 5º Mandato).
  • Mais de 320 requerimentos de congratulações foram registrados no atual ano legislativo. Muitos destes trabalhos também servem para destacar empresas ou empresários. Este segmento é o que, no fim das contas, ajuda a engordar os fundos de campanhas políticas.
  • Tem vereador prestando congratulações a empresas diversas, de papelaria e videolocadora, passando por academias, rede de supermercados até cafeterias e colégios particulares. Muitas igrejas, principalmente as evangélicas, também são homenageadas, assim como pastores, patrocinadores de eventos portuários e fundações privadas.
  • Com tantos motivos para parabenizações, solenidades e homenagens, parece que está tudo, inclusive as políticas públicas para a população mais vulnerável, caminha às mil maravilhas na Cidade. Para quem vive de salário ou nem isso tem, nada de homenagens ou de alento.

VEREADORES DE SANTOS, PARA QUEM ELES TRABALHAM?