FurtadoPortuário, jornalista e empresário, Benedito Furtado está no quinto mandato no Legislativo santista. Preside o PSB de Santos, que integra a base de sustentação ao governo tucano do PSDB. O partido comanda a Secretaria de Cultura, dispondo de cargos dentro da Administração. O parlamentar possui um bordão utilizado com frequência no qual diz que é da base aliada, mas não alienada. Lança mão da expressão quando foge à regra e deixa de votar com o governo, como por exemplo, na terceirização de serviços de saúde.

Apesar da origem trabalhista, Furtado atacou direitos consagrados do funcionalismo público municipal de Santos. Entrou com ações na Justiça, a fim de extinguir benefícios, sem debater com a classe ou enviar projeto ao plenário. Perdeu todas as ações e amarga este desgaste.

Com fala carregada, é bom orador e valoriza o uso do microfone, sem discursos longos ou vazios. Eleito pela primeira vez em 1989 foi reeleito em 1992. Ficou sete anos fora da Câmara e retornou em 2003, na vaga deixada pelo ex-vereador Fausto Figueira. Em 2004 obteve 3.580 votos e em 2008 foi o quarto mais votado, com o apoio de 5.033 eleitores. O quinto mandato foi conquistado com 4.959 votos.

Furtado foi presidente do Sindicato da Administração Portuária – Sindaport de 1981 a 1993. Militou no antigo MDB (hoje PMDB) e presidiu também a Unidade Sindical da Baixada Santista.
Participou da criação da Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal (Codevida) e apresenta diversos projetos neste setor. Cearense de Sobral, chegou a Santos aos 12 anos, foi servente, ascensorista na Santa Casa de Santos, costurador de sacos de café, estivador e auxiliar de escritório, até ingressar nas Docas, em 1973. Na oposição, o parlamentar criaria dificuldades para o Executivo, mas, no quinto mandato e na base governista, os meandros do poder já cooptaram muito do pode de combate deste ex portuário.

 

Utilize os contatos acima para cobrar o vereador