Você, santista, já ouviu essas frases de efeito, provavelmente criadas por aqueles que têm interesse em maquiar a realidade. Mas basta uma análise mais demorada de fatos concretos para ver que tão ilusório quanto o slogan do governo santista sobre a Educação é a definição de que o atual Legislativo Municipal é os olhos da população nas políticas públicas ou a “Casa do Povo” na defesa de seus direitos.
Olhando justamente a situação da Educação Pública na Cidade, vemos que nas últimas semanas foram muitos os requerimentos protocolados pela Câmara a respeito de falta de vagas em creches, falta de professores e problemas estruturais nas escolas.
Esses requerimentos são enviados ao Executivo, mas na prática acabam não servindo para nada. Apenas deixam explícito que tanto os vereadores quanto o Executivo têm ciência dos problemas, mas nada de concreto é feito para solucioná-los. Até porque, a maior parte dos parlamentares é da base do Governo e assina embaixo de tudo o que os prefeitos de plantão fazem (ou não fazem).
Então, mandar para a Prefeitura um requerimento sobre um assunto ou problema acaba sendo uma muleta, uma forma do parlamentar dizer ao munícipe que foi ao gabinete reclamar que o mandato está fazendo algo. Muitas vezes os ofícios sequer são respondidos.
Prevalece a apatia, a falta de ação da tal “Casa do Povo”, que de popular não tem nada. Os vereadores certamente têm filhos e netos matriculados em escolas particulares ou podem pagar babás. As mães (geralmente solo) que lutem para ter o direito constitucional à Educação Pública de Qualidade garantido.
Abaixo alguns exemplos de requerimentos sobre o assunto:
👎Falta de profissionais de apoio em várias escolas, sobrecarregando professores regentes de sala.
👎Falta de vagas de creches para crianças de 0 a 3 anos em vários bairros.
👎Falta de professores em algumas escolas
👎Estrutura precária em diversas UMEs
Confira mais detalhes nos prints de alguns ofícios e reportagens desse ano.
VEREADORES DE SANTOS PARA QUEM ELES TRABALHAM?
Comentários
Cancelar